Linhas de Pesquisa
Visão de mundo comportamentalista
O GEPATESC desenvolve exclusivamente pesquisas norteadas pela visão de mundo comportamentalista composta por três eixos estruturantes: (a) epistemologia contextualista, (b) modelo explicativo contingencialista, e (c) teoria da mente relacional.
O GEPATESC desenvolve pesquisa em duas linhas:
Análise Teórica do Comportamento
Para mais informações sobre a ATC consultar este artigo.
A linha “análise teórica do comportamento” engloba pesquisas sobre fundamentos, pressupostos e princípios da análise do comportamento. Essas podem ser divididas em sublinhas, tais como: (a) ontologia e filosofia da mente; (b) epistemologia e filosofia da ciência; (c) análise conceitual; e (d) análise ética e política.
Análise Comportamental de Processos Sociais e Culturais
A linha “análise comportamental de processos sociais e culturais” engloba pesquisas cujos temas perpassam necessariamente a compreensão de processos sociais, societais e culturais a partir de perspectiva comportamentalista. Essa pesquisas podem ser dividas pelas seguintes sublinhas: (a) teórica: reflexões sobre os fundamentos (ontológicos, epistemológicos e conceituais), princípios e métodos da abordagem comportamentalista no campo de estudo de processos sociais, societais e culturais; (b) interpretativa: análise interpretativa e fenômenos sociais, societais e culturais a partir de perspectiva comportamentalista; (c) empírica: pesquisas que visam compreender processos sociais e culturais a partir da coleta sistemática (i.e., amparada por metodologia consolidada e compatível com os pressupostos da análise do comportamento) de dados empíricos; e (d) aplicada: intervenções sociais e delineamentos culturais que visam resolução de demandas sociais/culturais específicas.